A ADATA está entrando no segmento de consoles portáteis e apresentou durante a Computex 2024 a primeira versão do XPG Nia. O portátil utiliza o mesmo chip AMD Z1 Extreme do ROG Ally X e Legion Go. Porém, em vez das memórias LPDDR5X, optou pelo novo padrão LPCAMM2, permitindo que o próprio usuário realize o upgrade de 16 GB para até 64 GB.
O XPG Nia ainda é um dispositivo portátil em desenvolvimento. ADATA foi aberta sobre o quão cedo no desenvolvimento eles estão sobre o console. Em parte, para despertar algum entusiasmo. Com novos modelos de dispositivos portáteis como o MSI Claw e o ASUS ROG Ally, lançados a um ano. Depois dos originais, fica claro que a adaptabilidade às mudanças é um fator importante na vida útil de um periférico portátil.
A ADATA tinha apenas um protótipo funcional disponível na Computex 2024. Os fabricantes também foram abertos sobre o que esperar do console portátil na data de lançamento, mas também o que está sujeito a alterações.
Memória
O XPG Nia vai ser o primeiro portátil a empregar a nova memória CAMM2 LPDDR5, com a ADATA prometendo diferentes capacidades de memória de até 64 GB disponíveis inicialmente. O formato minúsculo do CAMM2 e as velocidades impressionantes tornando uma excelente referência para o XPG Nia começar. Os consumidores podem acessar a RAM e o SSD (começando com um SSD Adata S55 de até 2 TB) e trocá-los. Este é atualmente o único portátil no mercado com RAM e armazenamento atualizáveis. Para os consumidores, isso significa que eles podem continuar usando o mesmo XPG Nia no longo prazo, em vez de ter que trocá-lo por um modelo mais novo, como muitos tiveram que fazer com os novos modelos ASUS ROG Ally ou Steam Deck.
Processador e Sistema Operacional
Atualmente, o XPG Nia está programado para ter um APU AMD Phoenix Ryzen 7040, que emprega arquitetura de GPU RDNA 3.0 e núcleos de CPU Zen 4 para jogos com foco no desempenho. Embora essas APUs estejam um pouco obsoletas, elas são um dos componentes do XPG Nia que a ADATA lista como atualizáveis e, potencialmente, temporários. Dado que a AMD lançou recentemente sua nova série de APUs Ryzen 7 8000. Graficamente, o desempenho deve estar no mesmo nível do Steam Deck e ROG Ally. Sobre o sistema operacional, o XPG Nia é executado no Windows 11.
O lançamento e precificação do XPG NIA permanecem um mistério, mantendo os entusiastas e gamers em expectativa.